Tese

Tese para aplicar o princípio da consunção em infração ambiental

Nome da tese no AdvLabs:

Princípio da consunção – Infração administrativa

Resumo:

O princípio da consunção é cabível quando há uma sucessão de condutas com existência de um nexo de dependência, no qual exsurge a ausência de desígnios autônomos, e há uma relação de todo e parte, de inteiro e fração, ou seja, quando uma infração é meio necessário para a execução de outra, em um mesmo contexto fático.

Tal princípio, aplicado no Direito Penal, também se estende ao Direito Administrativo Sancionador (ou punitivo) e pressupõe a existência de um infração-meio para a execução da infração-fim, sendo que a proteção de bens jurídicos diversos e a absorção de infração mais grave pelo de menor gravidade não impede a absorção.

A nossa tese buscar demonstrar a possibilidade de aplicação do princípio da consunção quando o agente de fiscalização indica mais de uma infração no mesmo auto ou lavra mais de um auto de infração com diferentes tipificações, objetivando que somente uma delas se aplique, evitando o bis in idem ou dupla punição.

Objetivo:

Declarar a nulidade do auto de infração ambiental através da aplicação do princípio da consunção.

Dicas práticas de quando e como usar essa tese

A tese é cabível quando o agente de fiscalização indica mais de uma tipificação como infração no mesmo auto de infração ou lavra mais de um auto com diferentes tipificações, tendo como fato gerador a mesma conduta e bens jurídicos lesados diversos, contudo, somente uma delas se aplica, porque uma das tipificações indicadas absorve a outra por representar mero exaurimento da conduta.

Em resumo, a tese pode ser aplicada quando a infração descrita no auto de infração se dá como mero gozo da segunda, em claro exaurimento pelo aproveitamento natural da coisa, em razão do que incide o princípio da consunção.

Deve-se atentar, contudo, para a gravidade das sanções e infrações, sobretudo as permanentes, bem como quanto aos prazos prescricionais.

Quer acessar a tese completa e editável para usar em seus próprios processos?

    Com o AdvLabs você tem acesso a esta e a outros teses completas 100% editáveis, além de ferramentas como o Radar, Calculadora de Prescrição e Diagnóstico de Processos. Cadastre-se GRÁTIS.

    Escrito por:
    Cláudio Farenzena
    Advogado especialista em Direito Ambiental pela UFPR, pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal e idealizador do AdvLabs.
    O que você acabou de ler é apenas uma parte desta ficha de tese

    Quer ter acesso à tese completa e editável para usar em seus próprios processos?

    Com o AdvLabs você tem acesso a esta e a outros teses completas 100% editáveis, além de ferramentas como o Radar, Calculadora de Prescrição e Diagnóstico de Processos. Cadastre-se GRÁTIS.

      Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
      5/5 - (2 votos)
      E compartilhe:

      Veja outras teses que podem ser úteis