Tese

Tese para anular auto de infração por ausência de motivação

Nome da tese no AdvLabs:

Ausência de motivação e de motivação na lavratura do auto de infração – indicação genérica da infração – ato administrativo não motivado

Resumo:

Para que se configure a responsabilidade administrativa é imperativo que exista uma conduta culpável do pretenso infrator e que esta conduta se subsuma a um tipo administrativo previamente estabelecido.

À luz do princípio da motivação, é óbvio que a existência desta conduta e sua subsunção (autoria) devem ser comprovadas e demonstradas no ato administrativo sancionador.

Assim, há vício insanável quando a imputação da infração à parte autuada carecer de requisito mínimo à sua subsistência por não ter o agente de fiscalização motivado seus atos administrativos adequadamente e sem comprovar qual seria o nexo entre a alegada conduta prática e a suposta infração imputada.

A tese visa demonstrar a nulidade do auto de infração em razão de o agente de fiscalização não ter motivado a sua lavratura, limitando-se a descrever que a parte autuada teria praticado uma conduta que se amoldaria a uma infração administrativa e que tal não é suficiente para a validade do ato.

Objetivo:

Declarar a nulidade do auto de infração ambiental por ausência de motivação e indicação genérica da conduta infracional sem comprovação de autoria e nexo causal.

Dicas práticas de quando e como usar essa tese

A tese é cabível quando não houver motivação hábil a comprovar e demonstrar a autoria e materialidade da suposta infração, ou seja, hábil a comprovar como a parte autuada teria, por uma conduta de sua parte, dado causa a tal infração.

A tese impugna o auto de infração no sentido de demonstrar que se o agente de fiscalização não comprovar o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo, e não juntar provas que corroborem a narrativa exposta no auto, ou seja, se o agente não justificou o motivo nem declinou a motivação necessária à validade do ato, haverá vício de motivação que consubstancia na sua nulidade.

Quer acessar a tese completa e editável para usar em seus próprios processos?

    Com o AdvLabs você tem acesso a esta e a outros teses completas 100% editáveis, além de ferramentas como o Radar, Calculadora de Prescrição e Diagnóstico de Processos. Cadastre-se GRÁTIS.

    Escrito por:
    Cláudio Farenzena
    Advogado especialista em Direito Ambiental pela UFPR, pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal e idealizador do AdvLabs.
    O que você acabou de ler é apenas uma parte desta ficha de tese

    Quer ter acesso à tese completa e editável para usar em seus próprios processos?

    Com o AdvLabs você tem acesso a esta e a outros teses completas 100% editáveis, além de ferramentas como o Radar, Calculadora de Prescrição e Diagnóstico de Processos. Cadastre-se GRÁTIS.

      Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
      5/5 - (1 votos)
      E compartilhe:

      Veja outras teses que podem ser úteis