Modelo

[Modelo] Alienação de Bem do Espólio para Prestação de Contas

Alienação de Bem do Espólio para Prestação de Contas

Alienação de Bem do Espólio para Prestação de Contas

Comentários as Alterações do Novo CPC/15

A Lei 13.105, de 16 de março de 2.015, o Novo Código de Processo Civil, recepcionou a matéria do Capítulo referente a “Ação de Prestação de Contas” , disciplinada nos Arts. 914 a 919 do CPC/73, nos artigos 550 a 553 do NCPC/15, denominada “Da Ação de Exigir Contas”.

Quadro Comparativo do Novo CPC/15

Capítulo IV

Da Ação de Prestação

de Contas

Arts. 914 a 919

Novo CPC – Parte Especial

Livro I – Título III

Capítulo II

Da Ação de Exigir Contas

Arts. 550 a 553

Art. 914.  A ação de prestação de contas competirá a quem tiver:Não há legislação correspondente
I – o direito de exigi-las;Não há legislação correspondente
II – a obrigação de prestá-las.Não há legislação correspondente
Art. 915. Aquele que pretender exigir a prestação de contas requererá a citação do réu para, no prazo de 5 (cinco) dias, as apresentar ou contestar a ação.Novo CPC – Art. 550. Aquele que afirmar ser titular do direito de exigir contas requererá a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 15 (quinze) dias.
§ 1º Prestadas as contas, terá o autor 5 (cinco) dias para dizer sobre elas; havendo necessidade de produzir provas, o juiz designará audiência de ins-trução e julgamento; em caso contrário, proferirá desde logo a sentença.Novo CPC – Art. 550. […] § 2º Prestadas as contas, o autor terá 15 (quinze) dias para se manifestar, prosseguindo-se o processo na forma do Capítulo X do Título I deste Livro.
2º  Se o réu não contestar a ação ou não negar a obrigação de prestar contas, observar-se-á o disposto no art. 330; a sentença, que julgar procedente a ação, condenará o réu a prestar as contas no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de não lhe ser lícito impugnar as que o autor apresentar.Novo CPC – Art. 550.[…] § 4º Se o réu não contestar o pedido, observar-se-á o disposto no art. 355.

§ 5º A decisão que julgar procedente o pedido condenará o réu a prestar as contas no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de não lhe ser lícito impugnar as que o autor apresentar.

§ 3º Se o réu apresentar as contas dentro do prazo estabelecido no parágrafo anterior, seguir-se-á o procedimento do § 1º deste artigo; em caso contrário, apresentá-las-á o autor dentro em 10 (dez) dias, sendo as contas julgadas segundo o prudente arbítrio do juiz, que poderá determinar, se necessário, a realização do exame pericial contábil.Novo CPC – Art. 550 […] § 6º Se o réu apresentar as contas no prazo previsto no § 5º, seguir-se-á o procedimento do § 2º, caso contrário, o autor apresentá-las-á no prazo de 15 (quinze) dias, podendo o juiz determinar a realização de exame pericial, se necessário.
Art. 916. Aquele que estiver obrigado a prestar contas requererá a citação do réu para, no prazo de 5 (cinco) dias, aceitá-las ou contestar a ação.Não há legislação correspondente
§ 1º Se o réu não contestar a ação ou se declarar que aceita as contas oferecidas, serão estas julgadas dentro de 10 (dez) dias.Não há legislação correspondente
§ 2º  Se o réu contestar a ação ou impugnar as contas e houver necessidade de produzir provas, o juiz designará audiência de instrução e julgamento.Não há legislação correspondente
Art. 917. As contas, assim do autor como do réu, serão apresentadas em forma mercantil, especificando-se as receitas e a aplicação das despesas, bem como o respectivo saldo; e serão instruídas com os documentos justificativos.Novo CPC – Art. 551. As contas do réu serão apresentadas na forma adequada, especificando-se as receitas, a aplicação das despesas e os investimentos, se houver. […]

§ 2º As contas do autor, para os fins do art. 550, § 5º, serão apresentadas na forma adequada, já instruídas com os documentos justificativos, especificando-se as receitas, a aplicação das despesas e os investimentos, se houver, bem como o respectivo saldo.

Art. 918. O saldo credor declarado na sentença poderá ser cobrado em exe-cução forçada.Novo CPC – Art. 552. A sentença apurará o saldo e constituirá título executivo judicial.
Art. 919.  As contas do inventariante, do tutor, do curador, do depositário e de outro qualquer administrador serão prestadas em apenso aos autos do processo em que tiver sido nomeado. Sendo condenado a pagar o saldo e não o fazendo no prazo legal, o juiz poderá destituí-lo, sequestrar os bens sob sua guarda e glosar o prêmio ou gratificação a que teria direito.Novo CPC – Art. 553. As contas do inventariante, do tutor, do curador, do depositário e de qualquer outro admi-nistrador serão prestadas em apenso aos autos do processo em que tiver sido nomeado.

Parágrafo único. Se qualquer dos refe-ridos no caput for condenado a pagar o saldo e não o fizer no prazo legal, o juiz poderá destituí-lo, sequestrar os bens sob sua guarda, glosar o prêmio ou a gratificação a que teria direito e determinar as medidas executivas necessárias à recomposição do prejuízo.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA DA COMARCA DE __________, (UF).

___________________ (Nome), (Qualificação) (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº _______, inscrito no CPF sob o nº _______, residente e domiciliado à Rua _______, nº _____, Bairro _______, Cidade _______, CEP _______, no Estado de _______, e _____________ (Nome), (Qualificação) (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº _______, inscrito no CPF sob o nº _______, residente e domiciliado à Rua _______, nº _____, Bairro _______, Cidade _______, CEP _______, no Estado de _______, por seu advogado infra-assinado e bastante procurador, procuração em anexo (doc.__), com escritório estabelecido à Rua ______, cidade de __________, onde recebe suas intimações e avisos, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência ajuizar a presente AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS, com fulcro no Art. 914, inciso I, do CPC/73 (Arts. 550 a 553 do NCPC/15), em face de___________ (nome e qualificação), pelo que passa a expor e requerer:

I – DOS FATOS

  1. O suplicado figura como inventariante dos bens deixados pelo óbito do Sr. (a)_____________, conforme cópia do respectivo inventário, Processo nº __________, que tramita neste MM. Juízo (doc.__).
  2. O suplicante é herdeiro dos bens deixado pelo de cujus.
  3. Chegou ao conhecimento do suplicante que o inventariante, num ato arbitrário e ilegal, alienou bens do espólio e não trouxe para o inventário a importância arrecadada.

Os bens alienados são:

1) _______________(descrever o bem);

2) _______________(descrever o bem).

  1. De acordo com as testemunhas, tais bens eram de propriedade do de cujus, e com valor médio na praça de R$__________; portanto, deveriam integrar o respectivo inventário.
  2. Nos autos do inventário, o suplicante já requereu a remoção do inventariante, posto que este deixou de prestar contas ao juízo, cópia da petição inclusa (doc.__).

II – DO DIREITO

  1. O suplicante fundamenta sua pretensão na deter-minação dos Arts. 914, inciso I e 915, do CPC/73 (Art. 550, do NCPC/15), visto que existe a necessidade de prestação de contas por parte do requerido.

III – DO PEDIDO

Diante do exposto, requer que:

  1. a) Seja citado o suplicado, acima qualificado, para que no prazo de 5 (cinco) dias apresente ou conteste as contas devidas, se quiser, os termos da presente ação, sob pena de revel;
  2. b) Seja procedente a ação para que se declare a obrigação do requerido de prestar contas;
  3. c) Seja condenado o réu nos efeitos da sucumbência;
  4. d) O prosseguimento do presente feito com a intimação pessoal do réu na forma do Art. 915, § 2º, do CPC/73 (Art. 550, §§, 4º e 5º do NCPC/15), para apresentação das contas no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de não poder impugnar as contas que o autor apresentar;

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita.

Dá-se à causa, o valor de R$_________ (__)

Nestes termos,

Pede deferimento.

______, __ de _____ de _____.

Advogado OAB nº_________

 

Quer acessar o modelo completo e editável para usar em seus próprios processos?

Deixe seu e-mail e receba esse material de graça.

    Escrito por:
    Cláudio Farenzena
    Advogado especialista em Direito Ambiental pela UFPR, pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal e idealizador do AdvLabs.
    O que você acabou de ler é apenas uma parte deste modelo

    Quer ter acesso ao modelo completo e editável para usar em seus próprios processos?

    Com o AdvLabs você tem acesso a este e a outros modelos completos de petições 100% editáveis, além de ferramentas como o Radar, Calculadora de Prescrição e Diagnóstico de Processos. Cadastre-se GRÁTIS.

      Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
      E compartilhe:

      Veja outros modelos que podem ser úteis

      Nenhum resultado encontrado.