Tese

Tese de defesa por ausência de comprovação de dano ambiental

Nome da tese no AdvLabs:

Ausência de comprovação e aferição do dano ambiental – Multa de elevado valor

Resumo:

A multa deve refletir com exatidão, dentre outros elementos, a intensidade e a real extensão da intervenção feita sob a ótica ambiental e o agente de fiscalização não pode por si só estabelecer o valor da multa quando esta dependa de apuração técnica adequada devidamente aferida.

Assim, é possível a declaração de nulidade do auto de infração ambiental quando o agente de fiscalização que o lavrou não comprovar, tampouco aferir, a real extensão do dano, deixando de declinar quais os critérios que utilizou para caracterizar a infração, e diante disso acaba por indicar multa simples de elevado valor que não guarda qualquer correspondência com a conduta e suas eventuais consequências ao meio ambiente.

A tese visa demonstrar que a multa simples imposta é de elevado valor e não guarda qualquer correspondência com a conduta e suas eventuais consequências ao meio ambiente, porque estas não foram devidamente apuradas, bem como que não há como traçar devidamente a correlação entre a infração e a sanção em razão da precariedade da descrição da conduta no auto de infração derivada da ausência de efetiva apuração e dos reais impactos ao ambiente, configurando violação capaz de ensejar a nulidade do auto.

Objetivo:

Declarar a nulidade do auto de infração ambiental em razão da ausência de comprovação e aferição do dano ambiental que ensejou a sua lavratura.

Dicas práticas de quando e como usar essa tese

A tese é cabível quando o agente de fiscalização indica multa simples desproporcional, sem a utilização dos critérios próprios necessários à sua dosimetria, tais como a gravidade dos fatos, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências para a saúde pública e para o meio ambiente; os antecedentes do infrator, quanto ao cumprimento da legislação de interesse ambiental; situação econômica do infrator, dentre outros, e tudo isso para que se possa dosar adequadamente a multa.

A tese, portanto, busca demonstrar a desproporcionalidade da imposição de multa administrativa em razão da inobservância dos parâmetros para tanto, cujos efeitos ambientais da conduta não foram medidos.

A simples presunção de que os impactos ao ambiente sejam elevados não pode dar ensejo à multa elevada, pois é necessário que o agente de fiscalização realize sua correta aferição.

Quer acessar a tese completa e editável para usar em seus próprios processos?

    Com o AdvLabs você tem acesso a esta e a outros teses completas 100% editáveis, além de ferramentas como o Radar, Calculadora de Prescrição e Diagnóstico de Processos. Cadastre-se GRÁTIS.

    Escrito por:
    Cláudio Farenzena
    Advogado especialista em Direito Ambiental pela UFPR, pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal e idealizador do AdvLabs.
    O que você acabou de ler é apenas uma parte desta ficha de tese

    Quer ter acesso à tese completa e editável para usar em seus próprios processos?

    Com o AdvLabs você tem acesso a esta e a outros teses completas 100% editáveis, além de ferramentas como o Radar, Calculadora de Prescrição e Diagnóstico de Processos. Cadastre-se GRÁTIS.

      Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
      E compartilhe:

      Veja outras teses que podem ser úteis